terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Resumo do 1º Encontro de 2015 do Circulo de Sementes da Região de Mora



No sábado passado, realizou-se na Quinta de São José 
o 1º Encontro de 2015 
do Circulo de Sementes da Região de Mora
Partilhamos convosco o resumo deste encontro 




Resumo da reunião
Data:  10 de Janeiro de 2015
Hora:  18h
Local:  Quinta S. José – Mora



Presentes: Drica e Pepa, Eunice, Gonçalo, Joana Duclos, Manuela, Maria José,Amália,  Pedro, Rita e Zigmund





 Formalização dos membros do Circulo de Sementes de Mora 
Dado que a maioria dos presentes já tinham ficha de inscrição com a “semente protegida” designada acordou-se que seria enviada a ficha, via email, para todos aqueles que ainda não se inscreveram.



Banco de Sementes – formalização da nossa participação 
Neste ponto foram esclarecidas, pela Drica e pela Pepa, algumas das razões que as levaram a iniciar este movimento de defesa das sementes. Foi-nos pedido que enviássemos informação e datas das reuniões para divulgação nacional e internacional. 
A nossa participação no “Banco de Sementes da Rede de Circulos de Sementes” já é um facto embora esta participação tenha sido através da doação de sementes. Está na altura de tratar das nossas sementes protegidas e fazer o seu registo. Para esse efeito segue anexo um exemplo de “Diário de campo” preenchido e um outro para preenchimento com os dados da nossa semente (pode ser online – mais facil colocar fotos e de enviar via eletrónica). Qualquer dúvida estamos ao dispor para esclarecer. Podemos também adicionar informação que acharmos relevante para que fique mais completo o registo.




Organização do banco de sementes de Mora
Ficou acordado que cada um guardaria as suas sementes mas que teria de haver uma forma de sabermos o que está disponível e quem tem. Assim, criar um impresso onde cada um de nós colocasse as sementes que tem disponíveis para troca, foi a ideia que teve consenso.  Será depois elaborado um documento único onde teremos disponível todas as sementes para troca e quem as tem que será enviado a todos. Teremos de actualizar este documento regularmente (6 em 6 meses provavelmente). Segue junto também um impresso destes para preenchimento.



Partilha de informação e experiências e troca de sementes
Esta partilha já foi feita durante preparação para o jantar. Ficou decido que seria eleita uma semente ou planta para ser apresentada por um dos membros que mais informações e experiência tivesse para partilhar sobre essa semente ou planta. Aceitam-se voluntários para futuras reuniões.
A primeira eleita (provisoriamente) para o próximo encontro que será no dia 14 de Fevereiro é a “espargueira”.



Outros assuntos
No próximo dia 3 de Maio é comemorado o “Dia Internacional da Permacultura”. Estamos a pensar organizar um evento para essa altura para assinalar o dia (embora não seja no dia 5 de Maio será no fim de semana antes ou depois)



Entretanto o Pedro ficou nomeado  para tirar fotos nas próximas reuniões :) 




Festejo de inicio do ano com um lanche/jantar partilhado
O jantar partilhado correu muito bem, muito animado e estava optimo. Muitas receitas, grande maioria vegetariana, que deu para comer e conversar sobre um pouco de tudo. Ao jantar juntaram-se o Rhys Bridges, Gui e Ari.



Finalmente, e da maior importância, 
um MUITO OBRIGADA à Eunice por nos ter recebido em sua casa mais uma vez. 
Obrigada também à Drica e Pepa pela sua presença e pelos seus esclarecimentos.









Até 14 de Fevereiro de 2015
Bom trabalho!
/MB