domingo, 10 de maio de 2015

Cabeça de Nabo, Coração de Boi, Pés de Salsa Bem Animados



Querid@s Amig@s 
partilhamos convosco a animação do 
Circulo de Sementes 
Cabeça de Nabo, Coração de Boi, Pés de Salsa





Associação informal 13/04


Boas para toda a gente.

os grãos de bico que me comprometi a "olhar" já estão a dar sementes. já os tinha semeado no final de 2014, ja iam bem lançados quando tivemos esta reunião.
desde ai tenho estado a apontar com mais atenção o que tenho observado. (da-me a sensação que o graõ de bico não se deve dar mto bem perto de alhos, que os que estão mais proximos dos alhos, parecem-me mais amarelados, mas ainda não consigo dizer se é mesmo uma "certeza".) a quantidade de grão que meti este ano, só deve dar para sacar sementes para a cultura do proximo ano, que espero então fazer desde o inicio com todos os pormenores apontadinhos, para saber com mais certezas uma serie de pormenores sobre o graõ de bico.
- as plantas que tenho estado a cuidar, já são "filhas" daqui da horta da cultura de 2014. os grãos originais, vieram dum encontro de troca de sementes que houve no campo, se não me engano em 2013.
-apanhei as sementes, no final do verão (já nao me recordo bem da altura) numa altura que as plantas que tinham as vagens, já estavam naturalmente bem secas.
- foram semeadas em novembro ou dezembro de 2014, na mesma altura que meti alhos.
- já floriram, e neste momento ja tenho umas plantas com vagens feitaas
para breve actualizo a informação com fotos e detalhes, que hoje não tenho disponiveis.
até breve
buga

caminho odo 5/05
Olá a todos,
bom saber que está tudo encaminhado, por estes lado
o linho também está crescendo lindamente, com vários tipos
em tempos diferentes, entretanto uma coisa que me alegrou muito
e quero partilhar convosco é que há imenso linho em estado selvagem
por vários caminhos que tenho feito aqui pelo monte.
o que me tenho apercebido é que junto a antigas habitações há
vestigios da planto o que é realmente maravilhoso e demostra a capacidade
destas terras terem sido em tempo suporte para esta bela espécie :)

quando tiver uma quantidade significantes espero fazer um belo momento
de partilha convosco... a seu tempo!
um grande abraço para todos!
bem haja*



Nayara Siler 5/05
Alô!
Aqui vai a nossa contribuição saloia!
A horta aqui é verdinha e bem encaminhada :)
Beijinhos

Mail da Li 6/05  
Olás. Por aqui as favas crescem contentes.
Outras especies que crescem contentes são as nabiças e umas ruculas. mas não sei dizer a espécie delas.
Perdoem-me a indecisão, tenho de ir dar mais uma volta à horta para ver que semente vou guardar dentro deste circulo.
Bejos em breve envio a ficha*

Sérgio Faustino  6/05
Por aqui, apesar do vento, os tomates também "crescem contentes" ;-)
Boa semana a todos!!

Sérgio Faustino 7/05 
Olá caros amigos,
só para informar que pela primeira vez já saiu o mapa dos cultivos de milho transgénico em Portugal. Estive a verificar as localizações e parece-me que um deles é perto da casa da Liliana e outro não muito longe da casa do Ricardo, confiram:http://www.stopogm.net/cultivos
Cpts



Susana Valadas  8/05
 OLA !
Aqui vai a partilha da USSR,
a rucula "domestica" esta a florir vou ter muitas sementes para partilhar,
as acelgas tambem estão a florir
o feijão preto que veio do ultramar e ja esta 30 anos no gerês, 3 anos na Usseira cresce, foi um pouco atacado por caracois talvez não vá ter o suficiente para comer mas de certeza para semente.



bom fim de semana boa horta