quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Resumo do Encontro do Circulo de Sementes da Regiao de Mora



Queridos Amigos 
Partilhamos convosco o resumo do Encontro do 
Circulo de Sementes da Regiao de Mora- Permapartilha de Saberes e Haveres
na sequência do apelo à Acção pelas Sementes Vivas e Solos Vivos – 2015





"A reunião do grupo inicial foi na Quinta de S. José pelas 9 horas. Mas aqui estava só uma parte do grupo já que outros se juntaram mais tarde e ao longo do percurso.

Esta caravana que começou com 3 carros acabou com cerca de 10 e um total de 21 pessoas. Um grupo animado e interessado que ouviu com atenção as experiências que a Catarina e o Carlos generosamente partilharam.


Começaram por nos mostrar a horta em frente ao monte. Uma variedade de aromáticas, vegetais e frutos formam o “jardim” do monte neste projecto de permacultura.



Diversas explicações foram dadas sobre técnicas utilizadas para propagação vegetativa mas também outras usadas para retenção de água no solo, melhoramento do solo que é bastante pobre, protecção contra o vento, mas também a escolha das plantas, escolha de associação de plantas nas camas elevadas, etc.

De seguida um agradável passeio pelo montado levou-nos ao pomar. Pomar com cerca de 5 ha onde se podem encontrar cerca de 15 variedades de frutos frescos e secos entre as árvores e arbustos plantados.


A plantação é desenhada com vista não só para produção de frutos frescos e secos mas também com aromáticas e com plantas que serão a fonte de material orgânico para cobertura e melhoramento do solo. A barreira contra os ventos predominantes é feita por árvores e arbustos que fornecem também abrigo para a vida selvagem.









A colocação de um apiário no pomar e os benefícios que daí advêm foi também explicado. As abelhas são uma importante ajuda na polinização das flores e como consequência providenciam frutos em maior quantidade e de melhor qualidade.

No pomar existe ainda um trator de galinhas. Este equipamento percorre toda a área do pomar deixando as galinhas pastar numa zona delimitada durante um determinado período de tempo. Findo este período é transportado para a parcela seguinte e assim sucessivamente. As galinhas fertilizam o solo e ajudam a manter-lo limpo de infestantes.


Depois da visita ao pomar, e de volta ao monte, houve uma alegre refeição partilhada com conversa e troca de experiências. Foi feito o convite à Catarina e ao Carlos para estarem presentes numa das próximas reuniões do Circulo de Sementes de Mora - Permapartilha de Saberes e Haveres.



Mais sobre o projecto “Dias nas Árvores” 




Até à próxima!"
Manuela Bridges