terça-feira, 20 de setembro de 2016

CONVOCATÓRIA PARA A ACÇÃO


Olá  Sementeiros, 

este ano de 2 a 16 Outubro, 
irá decorrer tal como nos anos anteriores, 
a Convocatória para a Acção Seed Freedom.

Como alguns de vocês sabem, foi depois de ouvirmos este apelo da Dr Vandana Shiva em 2012, que decidimos fazer algo mais e assim surgiram os Círculos de Sementes como forma de acção em defesa das Sementes.

Este ano iremos realizar algumas oficinas de Sementes e iremos participar no Tribunal Monsanto e na Assembleia Popular que irão decorrer em Haia de 14 a 16 de Outubro.

Neste sentido vimos pedir a Tod@s vocês que se juntem a esta semana de acção.

Este ano o foco serão as Assembleias Populares que em seguida partilhamos convosco um descrição de como poderão ser organizadas. 

Se não vos for possível organizar uma destas assembleias podem realizar encontros de partilha, ajudadas, sensibilização, visitas a agricultores locais... o que vocês acharem mais indicado.


Envie-nos as datas e descrições das vossas acções para podermos partilhar com todos.

Gratidão, Criatividade e muita Acção para Tod@s 



Para  legendas em português clique na roda da barra de controlo e selecione




Assembleias Populares locais – 02-16 outubro – Orientações
Assembléias Populares pelo Futuro da Nossa Comida e Futuro do Nosso Planeta são eventos auto-organizados que visam colocar as corporações criminosas que ameaçam a saúde do nosso planeta sob um julgamento público. Em qualquer nível; nas comunidades, vilas, cidades, regiões e países, as pessoas estão a fazer um balanço dos danos causados pela Monsanto e outras corporações semelhantes, ao nosso meio ambiente, saúde pública, independência e regulamentação científica e à nossa liberdade e democracia. Assembleias Populares também visam delinear uma visão colectiva e um planeamento participativo a nível local para o futuro que queremos e estamos a modelar livres de OGM, venenos, combustíveis fósseis, patentes, “livre comércio”, livre de controlo corporativo.

Forme um grupo de voluntários de diferentes movimentos, tais como: guardiões de sementes, jardineiros, agricultores, mães, cozinheiros, escolas, autoridades locais, médicos, advogados, cidadãos, etc … Encontra um espaço público (jardim, quinta, câmara municipal, praça pública, local de encontro da comunidade, pátio de igreja, escola, faculdade ou universidade), onde possas organizar a tua Assembleia Popular entre 2-16 de Outubro e convidar todos os amigos e familiares, todos os movimentos e instituições a participar.

O formato é variável, pode ser um festival de comida com uma refeição / piquenique orgânico e / ou um festival para troca de sementes e um compromisso de não aceitar as patentes sobre as sementes.

Os dois aspectos que devem ser abordados são:

1. Identificar os danos que a Monsanto tenha feito em sua comunidade local e região. O papel da Monsanto e de seus produtos em sua área – Roundup, OGM, patentes e royalties, contaminação genética, ataque a cientistas, corrupção de funcionários e representantes eleitos, desmontagem e desregulamentação de leis de segurança e os direitos dos agricultores às sementes. Realiza um julgamento público dos criminosos corporativos que estão destruindo nossa espécie, a biodiversidade, a nossa saúde, a saúde das nossas crianças, nossa democracia.

2. Identifica as iniciativas na tua área em que as pessoas estejam envolvidas para criar comunidades locais e sistemas de alimentos livres de veneno, livres de OGM, livres de patentes, livres de combustível fóssil, livres de controlo corporativo, incluindo iniciativas de bancos de sementes, agricultura orgânica, hortas urbanas e escolares, mercados de agricultores locais, CSAs (Comunidades que Sustentam a Agricultura), grupos de compras éticas, etc …

Mapear a visão que tens para um futuro livre de OGM, livre de químicos, bem como uma visão para a o Seed Freedom (sementes livres) e Freedom Food (alimento livre) para 2020 e um plano de transição de como chegar lá. Se desejares, forma grupos de discussão, desenhos, placas de visão e obras de arte..

Cria uma aliança popular para continuar o processo democrático para impedir os criminosos de guerra nos nossos sistemas alimentares e criar um sistema alimentar não violento, saudável e abundante. Semeia as sementes da Vida, Semeia as sementes da Liberdade..
(Traduzindo do original por: Isabela S. de Castro e Campanha pelas Sementes Livres )